Oficinas de Temática Afrodescendente

I Seminário Estadual de Estudos das
Religiões de Matriz Africana
Desde 2006, quando trabalhei para a Secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, desenvolvi e realizo duas oficinas voltadas para a compreensão da temática afrodescendente. Estas oficinas já atenderam cerca de 30 escolas (algumas repetiram em anos seguidos), totalizando juntas mais de 5 mil espectadores entre alunos e professores desde as séries finais do Ensino Fundamental até cursos de graduação na PUC, Unilasalle e FAPA; além de cursos de formação para funcionários no Hospital Cristo Redentor e em comunidades terreiros gaúchos e catarinenses.

Agende as oficinas em sua instituição através dos fones (51) 985512390 ou (51) 984546152. Valores acessíveis.

Abaixo release das oficinas.

1 - Oficina Educação Anti-Racista e a História e Cultura Africana e Afro-Brasileira

O racismo no Brasil existe de forma naturalizada o que torna a compreensão da necessidade da luta anti-racista muito difícil de ser assimilada. Isto se deve aos mecanismos criados historicamente para segregar o negro em nossa sociedade. Esta oficina resgata a História dos africanos e seus descendentes na África e no Brasil como proposta de superação deste racismo à partir dos parâmetros preconizados pela Lei 10.639/03.
Com o objetivo de compreender os processos que geraram o racismo existente na sociedade brasileira de hoje e sugerir formas e métodos para a sua superação, trabalhando os seguintes conteúdos: a dinâmica do racismo no Brasil; história e cultura da África; as etnias africanas e seu legado; a dinâmica da escravidão no Brasil e o negro na sociedade de hoje.


2 - Oficina Religião e Religiosidade Africana e Afro-Brasileira

Nos deparamos, nos dias de hoje, com um crescente investimento de pessoas mal esclarecidas na fomentação da intolerância religiosa. Isto se dá por total desconhecimento por parte do agressor a qualquer religião que não seja a professada por ele. As religiões de matriz africana são religiões que foram discriminadas desde a época da escravidão até os dias atuais. Esta oficina resgata a História, a Teologia e a Filosofia das culturas religiosas africanas como proposta para a superação da intolerância para com as religiões afro-brasileiras.
O objetivo dessa oficina é compreender os processos históricos dos africanos e afro-descendentes e sua cosmovisão, gerando, assim, um sentimento de tolerância e, sobretudo, respeito à cultura afro-religiosa.
Formação de Professores da SEC
na Casa de Cultura Mário Quintana
Para tanto, serão trabalhados os seguintes conteúdos: a História e Cultura da África; as etnias africanas e suas permanências na religiosidade do brasileiro; a dinâmica da escravidão no Brasil; e a Cosmovisão africana.


Como metodologia para ambas as oficinas serão utilizadas aulas dialogadas onde nos apropriamos do conhecimento empírico dos alunos para construir o conhecimento crítica e reflexivamente com o auxílio de músicas, vídeos e exposição de slides.

Como material de apoio será necessário o uso de projetor de vídeo (datashow) e caixa de som com possibilidade de acoplação do notebook; ou retroprojetor e aparelho de CD; ou TV e DVD.

Estas oficinas tem como público alvo professores e alunos do ensino superior, do ensino médio, das séries finais do ensino fundamental, do ensino profissionalizante, da educação de jovens e adultos (EJA), afro-religiosos e demais interessados.

Em dia único cada oficina tem duração média de uma hora e trinta minutos (1h30min), mas há a possibilidade de desmembramento para buscar maior profundidade dos temas trabalhados totalizando até oito horas.


Meu currículo pode ser visto na Plataforma Lattes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que os batuqueiros não comem arroz com galinha?

QUEM É KAMUKÁ?

RÚBỌ ÒRÌṢÀ - As Oferendas na Religião Afro: usos e sentidos